ANA recebe contribuições a partir desta quarta (27) para norma de referência sobre avaliação de desempenho da prestação dos serviços de água e esgoto

ANA recebe contribuições a partir desta quarta (27) para norma de referência sobre avaliação de desempenho da prestação dos serviços de água e esgoto

Fonte: Site Institucional da ANA – 27/12/2023

A partir das 8h da quarta-feira, 27 de dezembro, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) passou a receber contribuições da sociedade, por meio da Consulta Pública nº 12/2023, para o aprimoramento da proposta de norma de referência que dispõe sobre indicadores, padrões de qualidade, eficiência, eficácia e demais componentes da avaliação de desempenho da prestação dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. As sugestões poderão ser enviadas até as 18h de 15 de fevereiro de 2024, por meio do Sistema de Participação Social da ANA pelo link: https://participacao-social.ana.gov.br/Consulta/172.

No Sistema de Participação Social, a ANA disponibiliza a minuta com a proposta da norma de referência. Também está disponível – como material de apoio – a nota técnica que encaminha o tema, entre outros documentos que podem subsidiar as sugestões a serem enviadas durante a Consulta Pública nº 12/2023.

O tema faz parte do Eixo Temático nº 9 da Agenda Regulatória da ANA 2022-2024, sobre normas de referência de saneamento básico. A Agenda visa a auxiliar na identificação de problemas que necessitam da atuação da Agência e que podem resultar na publicação de atos normativos ou em outras ações de regulação. Esse instrumento de planejamento regulatório também contribui para aumentar a transparência e a previsibilidade regulatória da ANA perante a sociedade.

ANA e o marco legal do saneamento básico

Com o novo marco legal do saneamento básico, Lei nº 14.026/2020, a ANA recebeu a atribuição regulatória de editar normas de referência para a regulação dos serviços públicos de saneamento básico no Brasil, que incluem: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, além de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.

A mudança busca uniformizar as normas do setor para atrair mais investimentos para o saneamento, melhorar a prestação e levar à universalização desses serviços até 2033. Para saber mais sobre a competência da ANA na edição de normas de referência para regulação do saneamento, acesse a página https://www.gov.br/ana/pt-br/assuntos/saneamento-basico.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: JAGUARIÚNA: RUMO À UNIVERSALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: AESBE LANÇA EDIÇÃO 46 DA REVISTA SANEAR, COM DESTAQUE PARA A CELEBRAÇÃO DOS 39 ANOS DA ENTIDADE, RESSALTANDO SEU COMPROMISSO COM A UNIVERSALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO BÁSICO DO BRASIL

FAÇA SUA PERGUNTA