Comissão mista da MP que prorroga leis sobre licitações realiza primeira audiência nesta terça

No momento, você está visualizando Comissão mista da MP que prorroga leis sobre licitações realiza primeira audiência nesta terça
  • Categoria do post:Notícias

terça-feira, 13 de junho de 2023

Câmara dos Deputados    | Notícias 

Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

 


Reunião da comissão mista

A comissão mista responsável pela análise da Medida Provisória 1167/23 , que prorrogou o prazo de adaptação da administração pública à Nova Lei de Licitações , realiza sua primeira audiência pública nesta terça-feira (13).

Foram convidados para o debate representantes da Confederação Nacional dos Municípios, da Frente Nacional de Prefeitos, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e da Confederação Nacional da Indústria.

A reunião está marcada para as 14h30, no plenário 6 da ala Nilo Coelho, no Senado. A audiência será interativa e os interessados podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo portal e-Cidadania .



A MP

A edição da medida provisória pelo governo atendeu a um pedido das prefeituras, pois a maioria delas ainda não conseguiu se adaptar às normas da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, que exige treinamento de pessoal, mudança em rotinas administrativas e investimentos em tecnologia.

Publicada no final de março, a MP prorrogou, até o dia 30 de dezembro de 2023, a vigência da antiga Lei de Licitações e Contratos , da Lei do Pregão e da Lei do Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) .

A MP alterou a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, que unifica toda a legislação sobre compras públicas e seria obrigatória a partir de abril de 2023. Com a prorrogação da validade das leis anteriores, órgãos e entidades da administração pública federal, estadual ou municipal podem publicar editais nos formatos antigos de contratação até o dia 29 de dezembro de 2023. A opção escolhida deve estar expressamente indicada no edital.

O colegiado é presidido pela deputada Lídice da Mata (PSB-BA) e tem como relatora a senadora Tereza Cristina (PP-MS).