Hidroweb está disponível para usuários(as)

Hidroweb está disponível para usuários(as)

O Portal Hidroweb voltou a ficar disponível para os(as) usuários(as) pelo link https://www.snirh.gov.br/hidroweb. O sistema disponibiliza as informações coletadas pela Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), reunindo dados de volume de chuvas num determinado ponto, nível e vazão de rios, climatologia, qualidade da água e sedimentos.

O portal integra o Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH), gerenciado pela ANA, e permite o acesso aos dados hidrometeorológicos referentes à coleta convencional, ou seja, registros diários feitos pelos observadores e medições feitas em campo pelos técnicos em hidrologia e engenheiros hidrólogos. Os dados gerados são importantes para a sociedade, pois são utilizados para acompanhar a ocorrência de eventos hidrológicos considerados críticos, como inundações e secas, e para planejar medidas de mitigação dos impactos decorrente desses eventos.

O Portal ainda publica dados coletados pelos estados que aderiram ao Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água (QUALIÁGUA), que fomenta o monitoramento da qualidade da água.

A aplicação estava fora do ar em virtude do ataque cibernético verificado na Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) em 27 de setembro. Os sistemas da instituição ficaram temporariamente indisponíveis como medida de precaução e estão sendo retomados gradativamente. Confira a lista dos sistemas da ANA que já estão disponíveis para utilização.

A Rede Hidrometeorológica Nacional

A ANA coordena as atividades desenvolvidas no âmbito da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN) conforme estabelecido pela Lei nº 9.984/2000. A Agência possui uma rede de monitoramento de níveis e vazões de rios e de chuvas em todo o Brasil. São quase 4,8 mil estações de monitoramento, sendo 1.960 estações fluviométricas (medem níveis e/ou vazões de rios) e 2.840 estações pluviométricas (medem chuvas).

A RHN visa a prover informações de boa qualidade, para atender aos diversos estudos e projetos na área de recursos hídricos, sendo fundamentais em análises relacionadas a aproveitamentos hidrelétricos, à gestão dos recursos hídricos, ao planejamento e manejo integrados de bacias hidrográficas, saneamento básico, abastecimento público e industrial, navegação, irrigação, pecuária, previsão hidrológica, dentre outros estudos de grande importância científica e socioeconômica, bem como de impacto ambiental. Os dados registrados fornecem subsídios à efetiva implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos, instituída pela Lei nº 9.433/1997.

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: COP28 DEVE EVIDENCIAR PROTEÇÃO DE INFRAESTRUTURAS DE ÁGUA E SANEAMENTO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: APECS PARTICIPA DO FÓRUM DO SANEAMENTO

FAÇA SUA PERGUNTA