O Boletim do Saneamento, um instrumento que nasce para apoiar, colaborar e incentivar a implantação do novo Marco do Saneamento, foi lançado no dia 6 de outubro em evento realizado no Sinaenco (Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva).
O portal é resultado da parceria entre a ABCE (Associação Brasileira de Consultores de Engenharia), a Apecs (Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente) e o Sinaenco.
O engenheiro Ricardo Lazzari Mendes, presidente da Apecs, lembrou que a proposta de criação do Boletim do Saneamento surgiu das reuniões técnicas com representantes das empresas associadas da entidade, que apontaram as necessidades de agentes públicos interessados em conhecer melhor as novas regras do Novo Marco Legal do Saneamento. “Há uma grande demanda por informações técnicas, principalmente nos municípios mais distantes dos grandes centros”, explicou.
“O Boletim tem a diretriz de ser uma ferramenta ágil, de fácil leitura, acessível ao leigo”, detalhou Mendes. Segundo ele, uma das principais abordagens foi decodificar a linguagem técnica para que ela pudesse ser entendida por um público mais amplo. “Temos muitos desafios pela frente: um trabalho de divulgação, aumento de conteúdo e atualização”.
Para o presidente da Apecs, o lançamento do Boletim do Saneamento é uma etapa de uma grande jornada: “O próximo passo é o desafio de participação. Acreditamos que novos profissionais e novas entidades podem estar conosco neste projeto e ampliar a sua difusão desta iniciativa”, completou Mendes.
Eduardo Salgado Viegas, presidente nacional do Sinaenco, explicou que a iniciativa começou após a aprovação do Novo Marco Legal do Saneamento: “Sentimos a necessidade de poder ter uma ferramenta para explicar aos diversos dirigentes, principalmente no âmbito municipal – o Brasil tem mais de 5 mil municípios –, que precisam conhecer um pouco do passo a passo do marco legal. É uma ferramenta que certamente vai contribuir para o desenvolvimento do nosso setor”, afirmou.
Representando Ricardo Gomes, presidente da ABCE, o engenheiro Russel Rudolf Ludwing ressaltou a importância da parceria entre as entidades da engenharia consultiva: “Precisamos unir esforços. Nesse momento de transformação, é preciso valorizar as bandeiras que todas as entidades têm de uma melhor contratação dos nossos serviços e da valorização da engenharia consultiva”.
O evento contou ainda com a presença do presidente da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) DN, Alceu Guérios Bittecourt, e do presidente da Fabhat (Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê), Hélio Cesar Suleiman. A Aesbe (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento) foi representada pelo secretário executivo, Sérgio Gonçalves, e a Abcon e o Sindicon (Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto) pelo vice-presidente Giuliano Dragone. O coordenador do CIRS, José Valverde Filho foi o representante da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. O engenheiro Elzio Mistrelo, diretor administrativo e financeiro da Apecs, fez a apresentação do Boletim do Saneamento como um dos seus coordenadores.
O Boletim
Com foco na divulgação de conhecimento especializado para melhor entendimento do planejamento e ações para implantação e operação dos sistemas, o Boletim do Saneamento oferece informações de fontes confiáveis e dados seguros, contribuindo para a tomada de decisões dos gestores na ampliação e melhoria dos serviços de saneamento nas suas localidades.
Essa nova ferramenta terá papel indispensável para o setor, com a participação representativa de especialistas em engenharia, saneamento e meio ambiente com o propósito de indicar todas as possibilidades dos programas, visando a ampliação e a melhoria dos serviços de saneamento em todas as regiões brasileiras.