AESBE apresenta o Portal Boletim de Saneamento, iniciativa da ABCE, da Apecs e do Sinaenco

Boletim do Saneamento

A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) apresenta o Portal Boletim de Saneamento, uma iniciativa da ABCE (Associação Brasileira de Consultores de Engenharia), da Apecs (Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente) e do Sinaenco (Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva).

O Boletim de Saneamento nasceu com o compromisso de veicular informações provenientes de fontes confiáveis e dados oficiais, constituindo um guia seguro para gestores públicos e privados visando a ampliação e o aprimoramento dos serviços de saneamento em suas regiões. O portal compila pesquisas, ferramentas e notícias sobre projetos bem-sucedidos utilizando novas técnicas e tecnologias em engenharia sanitária e ambiental.

De acordo com os representantes das instituições, o presidente do Conselho Diretor da ABCE, Ricardo Gomes; Ricardo Lazzari Mendes, presidente da Apecs; e Gilberto Antonio Giuzio, presidente do Sinaenco, o Boletim de Saneamento busca proporcionar ao mercado uma plataforma digital com informações e conteúdo técnico de valor, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o tema e subsidiar o processo de tomada de decisões do poder público.

“Nesse sentido, o núcleo gestor do boletim, formado pela ABCE, Apecs e Sinaenco, tem procurado parcerias que maximizem essa atuação e acreditamos que a Aesbe, devido à sua notoriedade no assunto, será uma parceira extremamente importante”, destacaram.

O Portal Boletim de Saneamento reúne informações completas sobre financiamentos, artigos técnicos, notícias, gestão de perdas e legislação, disponibilizando ao mercado uma plataforma digital com conteúdo técnico que visa ampliar o conhecimento sobre o tema e subsidiar o processo de tomada de decisões do poder público.

Em relação a financiamentos, há conteúdos sobre possibilidades de investimentos, primeiros passos, projetos, regionalização e fontes de investimento. Existem artigos técnicos sobre esgotamento sanitário, resíduos sólidos, drenagem urbana e saneamento rural. Na seção “Primeiros Passos”, há um passo a passo sobre serviços de saneamento básico, fases de engenharia, plano de saneamento, termos de referência, modelos de contratação, regionalização, resíduos sólidos e siglas do saneamento. A aba de gestão de perdas fornece uma visão completa dos processos que envolvem perdas de água. Em legislação, há todas as informações sobre a Legislação do Saneamento, as Normas de Referência para o Saneamento e a Lei N 14.026 comentada. Além disso, o visitante do portal pode enviar perguntas e esclarecer dúvidas sobre o setor.

O Boletim de Saneamento produz e organiza conteúdo técnico, cartilhas, seminários e reúne acervo nos temas de planejamento, concessão, gestão e operação de sistemas de saneamento, fornecendo subsídios para viabilizar projetos dentro do Novo Marco do Saneamento. Clique AQUI e conheça o Portal Boletim de Saneamento.

Por Michelle Dioum, com supervisão de Rhayana Araújo – AESBE


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: SEMANA DA ÁGUA AESABESP: EVENTO EM PROGRAMAÇÃO DA ONU E PARCERIA COM A ASEC CETESB

FAÇA SUA PERGUNTA