Aesbe lança edição 44 da Revista Sanear, com destaque para a atuação das companhias estaduais de saneamento

Aesbe

Esta edição destaca a importância das companhias estaduais de saneamento para se chegar à universalização dos serviços. É possível acessar a versão online no site da Aesbe

A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) lança nesta segunda-feira (10) a 44ª edição da Sanear – a Revista do Saneamento. O exemplar trimestral é fundamental para o saneamento nacional e é uma das publicações mais importantes para o setor.

A Revista Sanear está disponível na versão online, no site da entidade: aesbe.org.br. Clique AQUI e acesse a edição 44 e as anteriores.

Nesta 44ª edição, há a palavra do presidente da Aesbe e da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), Neuri Freitas, sobre a importância da atuação das estatais de saneamento para investimentos no setor, citando o importante estudo, que compõe a Série Universalizar, lançado no mês de maio pela associação, que comprova que as estatais de saneamento lideram os investimentos do setor de saneamento nos últimos 20 anos.

De acordo com o levantamento, as Companhias Estaduais de Saneamento foram responsáveis por 79% do total dos recursos investidos no país de 2002 a 2021, equivalente a R$ 276,4 bilhões – dos R$ 351,9 bilhões totais investidos no período.

A edição reforça, em sua matéria de capa, que sem a atuação das Companhias Estaduais de Saneamento, não haverá universalização dos serviços dentro do prazo previsto. Na reportagem, a Sanear conversou com especialistas do setor de diversos segmentos, que reforçam a importância das estatais.

A revista também apresenta entrevista no Espaço CEO com Ricardo Soavinski, presidente da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) e vice-presidente Regional Centro-Oeste da Aesbe. No Artigo de Opinião, o secretário executivo da Aesbe, Sergio Gonçalves, discorre sobre a regulação do saneamento básico.

O exemplar também mostra os desafios do Saneamento na Amazônia, trazendo a realidade dos dois maiores Estados do Brasil, localizados na Região Norte: Amazonas e Pará. Os dois locais, mesmo com abundância de água, enfrentam um grande empecilho para realizar o tratamento de água e esgotamento sanitário: longas distâncias e dificuldades de acesso dentro de um mesmo Estado.

No Espaço Câmaras Técnicas, a Sanear apresenta o trabalho da Câmara Técnica de Logística e Suprimentos (CTLS) da Aesbe, que busca de parceria com empresas chinesas para a viabilização e prospecção de novos negócios para aquisições mais vantajosas de produtos, materiais e equipamentos, em termos de qualidade e de custos para as companhias associadas.

Na Seção “Profissionais do Saneamento”, a Sanear mostra o trabalho da colaboradora da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), Elcina Diogo, chefe da Divisão do Parque de Hidrometria (DGH). Em Inovação, é apresentado o desenvolvimento de Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) nas companhias estaduais de saneamento.

Em Sustentabilidade, enfatizamos que o Dia Mundial do Meio Ambiente marcou meio século de mudanças climáticas e novos entraves à universalização. A Sanear também traz os principais eventos do setor de saneamento na segunda metade do ano.

A edição 44 da Revista Sanear mostra, também, que as empresas que aderem a programas de excelência do PNQS avançam na universalização.

Leia a edição 44 da Revista Sanear e confira as novidades do setor!


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: BATE-PAPO DA CNM APRESENTA O BOLETIM DO SANEAMENTO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: APRESENTAÇÃO DO BOLETIM DO SANEAMENTO ABCE-APECS-SINAENCO, COM ELZIO MISTRELO

FAÇA SUA PERGUNTA