ANA abre consulta pública para para receber contribuições da sociedade civil para a nova regulamentação de padrões e indicadores de qualidade e eficiência para água e esgoto, prevista para ser promulgada no primeiro semestre de 2022.
A ANA - Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico através de seu Sistema de Participação Social nas Decisões, abriu a Consulta Pública nº 001 / 2022 para receber contribuições da sociedade civil, academia e diferentes organizações para elaborar a nova regulamentação Padrões e indicadores de qualidade e eficiência para água e esgoto
Período de contribuição
DE 04/01/2022 até o dia 17/02/2022
A Norma traz um conjunto de regras para Avaliação de Desempenho de Serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, incluindo a manutenção e a operação dos sistemas.
Norma atende o objetivo de uniformizar e sistematizar a análise e o reporte de resultados de qualidade, eficiência e eficácia dos serviços prestados de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Organiza indicadores de desempenho que devem ser utilizados nas Metas de Desempenho e Padrões de Referência.
Lista dos componentes das normas para Avaliação de Desempenho da Prestação dos Serviços:
I - Indicadores de Nível de Serviço;
II - Indicadores de Eficiência e Sustentabilidade;
III - Indicadores de Contexto;
IV - Padrões de Referência;
V - Metas de Desempenho;
VI - Padronização da coleta, apuração, periodicidade, verificação da conformidade das informações primárias, cálculo e avaliação dos indicadores; e
VII - Relatório de Avaliação de Desempenho da Prestação dos Serviços.
A Entidade Reguladora deverá definir sua própria sistemática de Avaliação de Desempenho da Prestação dos Serviços de acordo com o Arcabouço estabelecido nesta Norma de Referência.
O Arcabouço de Avaliação de Desempenho da Prestação dos Serviços deve instrumentar o monitoramento da prestação dos serviços, a avaliação de metas de desempenho, a avaliação da qualidade do serviço prestado e demais objetivos da regulação, como a fiscalização direta e indireta.