O diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) Filipe Sampaio e o superintendente de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) e às Agências Infranacionais de Regulação do Saneamento Básico, Humberto Gonçalves, participaram na tarde desta quinta-feira, 13 de julho, em Foz do Iguaçu (PR), de reunião com representantes de Itaipu Binacional, para discutir o apoio da empresa para a realização do 1° Fórum Latino-Americano da Água.
O encontro contou com a presença, por parte da Itaipu, do diretor Financeiro Executivo, André Pepitone, do superintendente de Gestão Ambiental, Wilson Zonin, e da gerente da Divisão de Reservatório, Simone Benassi. Também participaram o presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacia (REBOB), Lupércio Ziroldo, e o presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), Cristóvão Scapulatempo.
Organizado para acontecer nos dias 21 e 22 de novembro de 2023, em Aracaju (SE), o 1º Fórum Latino-Americano da Água será um espaço para estabelecer redes, interações e agendas de recursos hídricos e saneamento básico que contribuam para o desenvolvimento sustentável na América Latina. O evento acontecerá dentro do XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro).
“Nosso objetivo é preencher um vácuo de protagonismo, de voz, que existe na América Latina na questão dos recursos hídricos”, explicou Filipe Sampaio. “E o envolvimento da Itaipu, referência mundial no cuidado com a água, é fundamental para enfrentarmos este desafio”, finalizou o diretor.
Para o presidente da REBOB, o 1º Fórum será o evento que vai marcar positivamente o desafio da integração.
“Temos dois dos principais aquíferos aqui e seguimos com dificuldades de integração, apesar desse nosso expressivo potencial hídrico”, destacou Lupércio.
Estruturado a partir do tema central Integração para o Desenvolvimento, o FLAA se divide nas seguintes temáticas: Água e Meio Ambiente, Água e Desenvolvimento, Água e Clima, Água e Financiamento, Água e Inovação, Água e Cooperação, além de Água e Participação. O objetivo da organização desse encontro internacional é promover o diálogo e a integração de processos decisórios sobre água e saneamento básico nos países latino-americanos nos contextos político, técnico e institucional.
Para este primeiro Fórum são esperados representantes de instituições do setor de recursos hídricos e de saneamento dos 20 países latino-americanos, que se reunirão nos dois dias de evento.
O Fórum é uma iniciativa conjunta da REBOB com a Rede Latino-Americana de Organismos de Bacias (RELOC na sigla em espanhol), ABRHidro, Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico apoia o evento desde sua concepção.
Outra agenda da equipe da ANA na cidade paranaense, foi uma reunião com a Fundação Parque Tecnológico de Itaipu, na quarta-feira, 12 de julho. O objetivo do encontro foi discutir uma parceria entre as instituições visando suporte técnico, pedagógico e operacional para o programa de capacitação da Agência, considerando todas as ações presenciais, remotas, gestão de alunos, gestão de conhecimento e comunicação.
Pela Fundação Parque Tecnológico de Itaipu, participaram da reunião o diretor superintendente, Irineu Colombo; o diretor de Negócios, Eduardo Miranda; o diretor técnico, Alexandre Leite; o gerente de Educação, Luiz Felipe Albuquerque; e a gerente de Segurança de Barragens, Alexandra Belini.
Fonte: gov.br
ÚLTIMAS NOTÍCIAS: CONSULTA PÚBLICA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS: VEJA A PROGRAMAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES DOS TRABALHOS TÉCNICOS DO 51º CNSA – CONGRESSO NACIONAL DE SANEAMENTO DA ASSEMAE