Apecs e Sinaenco promovem seminário com a Sabesp

Sistema de Gestão da Qualidade nos Empreendimentos (SQE) foi o tema fórum do SQE – Sabesp 2022 promovido dia 3 de novembro pela Apecs (Associação Paulista Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente) e pelo Sinaenco (Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva). No encontro, os participantes puderam conhecer as iniciativas da companhia de saneamento na implantação do BIM (Building Information Modeling).

 

Ricardo Lazzari Mendes, presidente da Apecs, agradeceu a oportunidade de ampliar o conhecimento sobre os processos que vem sendo adotados pela Sabesp e reforçou o interesse das entidades em fortalecer o setor: “A parceria Apecs e Sinaenco tem sido intensa em várias iniciativas”.

 

Gilberto Antonio Giuzio, presidente do Sinaenco em São Paulo, ressaltou a importância do tema para as associadas das entidades e também comemorou a volta presencial do evento: “É uma alegria ver essa sala cheia de novo”.

 

“É grande a oportunidade que temos de desenvolver em conjunto aquilo que é melhor para a entrega do serviço”, afirmou Marco Antônio Lopes, superintendente de Engenharia da Sabesp. Segundo ele, o sistema de gestão da qualidade nos empreendimentos da Sabesp prevê a revisão das diretrizes para a elaboração de Termo de Referência e também das diretrizes para a elaboração de Plano de Gestão.

 

Para o superintendente, a Sabesp terá um papel catalisador de novas ideias: “Enxergamos que o BIM não é um projeto em 3 D, ele tem uma abrangência tão grande que envolve tudo o que a Sabesp faz”.

 

O arquiteto Cahuê Rando Carolino apresentou as entregas relacionadas ao BIM, começando pelo Plano de Implementação BIM Sabesp, já em junho deste ano. A companhia também preparou o primeiro Manual de Contratação de Projetos: “Tudo isso estamos fazendo com estrutura, técnica e metodologia”.

 

Diego Faria, engenheiro que integra o Consórcio IntegraBIM, detalhou o manual BIM para a contratação de projetos. Segundo ele, a publicação vai contribuir para uniformizar a aquisição de projetos, utilizando a ferramenta BIM. O documento pretende potencializar e homogeneizar iniciativas existentes entre as gerências, bem como permitir a evolução gradual das exigências de atestação: “Ele traz clareza para o fornecedor do que a Sabesp espera como estratégia entregáveis BIM”.

 

Luiz Roberto Gravina Pladevall, vice-presidente da Apecs e presidente da ABES-SP, disse que as entidades desejam que o uso da ferramenta evolua e aproveitou para oferecer contribuição para a Sabesp: “Fica o convite de fazermos uma análise do material apresentado e levar à Sabesp nossas contribuições”.

 

FAÇA SUA PERGUNTA