O artigo intitulado “Aprimoramento do Processo de Análise e Acompanhamento dos Empreendimentos Financiados pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, Estado de São Paulo”, foi elaborado a partir da experiência prática na melhoria dos critérios adotados pelo CBH-AT para avaliação dos empreendimentos submetidos ao financiamento do FEHIDRO, bem como nos procedimentos da FABHAT para acompanhamento da execução destes empreendimentos.
Durante a apresentação, foi evidenciado como o aprimoramento do processo de análise técnica e acompanhamento dos empreendimentos resultou em um aumento significativo do número de contratos efetivamente firmados após a indicação pelo Comitê. A melhoria também contribuiu para uma maior eficiência na aplicação dos recursos.
Em 2024, a FABHAT e o CBH-AT estruturaram também um painel interativo com o objetivo de divulgar os empreendimentos financiados pelo FEHIDRO na bacia hidrográfica do Alto Tietê. Dessa forma, foi possível demonstrar os investimentos realizados na bacia, os benefícios por município e mananciais bem como divulgar os produtos e resultados dos empreendimentos.
Clique aqui para acessar o painel interativo sobre os empreendimentos do CBH-AT.
Sobre o ENCOB
O ENCOB, um dos principais eventos de gestão de recursos hídricos do país, reune representantes de comitês de bacias de todo o Brasil, órgãos gestores, pesquisadores, técnicos e sociedade civil para debater os avanços e os desafios na gestão descentralizada e participativa das águas.
Em sua 26ª edição, com o tema “Emergência Climática: Povos e Territórios – Água é o que nos une”, o ENCOB 2025 convida à reflexão sobre os impactos crescentes das mudanças climáticas nos territórios e modos de vida, evidenciando a urgência de fortalecer a governança das águas como eixo estruturante para a adaptação, justiça ambiental e sustentabilidade. A temática destaca o papel estratégico dos comitês de bacia como espaços democráticos de construção de soluções frente às múltiplas crises que afetam a disponibilidade, o acesso e a qualidade da água.
Fonte: FABHAT