Cidennf avança na gestão regionalizada de Resíduos Sólidos

Cidennf avança na gestão regionalizada de Resíduos Sólidos

Em uma iniciativa conjunta, prefeitos dos municípios consorciados se reuniram em uma Assembleia Geral Ordinária / Foto: Divulgação

Fonte: Ururau -Jornal Online – Ascom – 8/12/2023

Em uma iniciativa conjunta, prefeitos dos municípios consorciados se reuniram em uma Assembleia Geral Ordinária nesta quinta-feira (7), em Itaperuna, promovida pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf). O encontro teve como objetivo apresentar e deliberar ações estratégicas voltadas para a gestão regionalizada de resíduos sólidos no Noroeste Fluminense.

A divisão dos municípios em dois arranjos foi uma abordagem adotada para otimizar a organização e eficiência na gestão dos resíduos sólidos. O “Arranjo I” engloba Bom Jesus do Itabapoana, Laje do Muriaé, Natividade, Porciúncula, Varre-Sai e São José do Ubá, além de Itaperuna. No “Arranjo II”, estão Itaocara, Aperibé, Cambuci, Santo Antônio de Pádua, Miracema, São Fidélis, Italva e Cardoso Moreira.

Durante a assembleia, foram apresentados dois cenários para a implantação de ecoplantas na região. Um deles propõe a divisão da região em dois pólos de Ecoplantas, enquanto o outro cenário prevê uma única unidade com capacidade expandida. A decisão final sobre o número e localização das ecoplantas será tomada com base na disponibilidade de áreas estratégicas nos municípios consorciados, visando otimizar a logística de coleta e tratamento dos resíduos.

Ambas as possibilidades foram apresentadas, e a escolha dos prefeitos recaiu sobre a implementação de duas unidades.

As ecoplantas vão desempenhar um papel fundamental na triagem e destinação adequada dos resíduos, separando materiais recicláveis e orgânicos para garantir uma gestão sustentável e responsável. Outra ação significativa no projeto inclui uma unidade móvel de tratamento de resíduos de construção civil e resíduos de poda. Essa unidade itinerante percorrerá os municípios para coletar esses materiais, promovendo a reciclagem e reutilização de materiais sempre que viável.

O secretário executivo do Cidennf, Vinicius Viana, falou sobre os avanços do projeto e destacou a importância do apoio técnico e financeiro do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS). “Essa parceria é crucial para a análise estrutural e implementação das iniciativas propostas, evidenciando o comprometimento do Consórcio com a viabilidade do projeto de Resíduos Sólidos. Com todo esse trabalho, o Cidennf reafirma o seu compromisso com a preservação ambiental e a promoção da qualidade de vida, como uma referência em práticas sustentáveis na gestão pública”, destacou Vinicius Viana.

Participaram da reunião, os prefeitos, secretários municipais de Meio Ambiente, e representantes de Italva, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, Itaperuna, Miracema, Varre-Sai, São João da Barra, Cardoso Moreira, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Natividade, São José de Ubá e Porciúncula, além da equipe do Cidennf e da Mariana Maia, superintendente de Resíduos Sólidos e Economia Circular da SEAS.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: BRASIL APROVEITA APENAS 18% DE SUAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, FONTE QUE PODE GARANTIR SEGURANÇA HÍDRICA PARA O PAÍS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: NOVO PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO SENADO É APRESENTADO NA CMA

FAÇA SUA PERGUNTA