Nesta ocasião apresentamos o Termo de Referência para Elaboração de Projeto Básico de Coletores Tronco, Interceptores e Emissários por Gravidade. Os interessados poderão encontrar informações técnicas e critérios de projeto que os auxiliem a definir o escopo de suas contratações. O Termo de Referência contempla as atividades e produtos previstos para elaboração do projeto, bem como a estimativa da carga horária necessária para desenvolvimento de cada disciplina.
Dúvidas ou esclarecimentos técnicos podem ser encaminhados ao nosso canal: https://boletimdosaneamento.com.br/fale-conosco/
Este Termo de Referência estabelece as diretrizes que as empresas de Engenharia Consultiva devem seguir ao elaborar Projetos Básicos de Coletores Tronco, Interceptores e Emissários por Gravidade.
Este Termo de Referência é, portanto, um orientador para a contratação de Projeto Básico de Coletores Tronco, Interceptores e Emissários por Gravidade. Ele guarda correspondência direta com as Planilhas de Estimativa de Carga Horária apresentadas ao final do presente documento. Além disso, os serviços objeto deste Termo de Referência estão em consonância com as premissas e condicionantes apresentadas nas citadas Planilhas, quais sejam:
Condicionantes: Projeto básico de Coletores Tronco, Interceptores e Emissários por Gravidade (extensão adotada de 10 km), complexidade média, com definição de traçado e diâmetro já determinados no Estudo de Concepção ou Anteprojeto; Projeto de Travessias limitado a cursos d´água de baixa vazão.
Serviços incluídos: elaboração de projeto básico completo, abrangendo inspeções de campo, detalhamentos, elaboração de desenhos em planta e perfil e pacote técnico.
Serviços não incluídos: serviços de campo topográficos, cadastrais e geotécnicos, relatórios de estudos ambientais e regularização imobiliária. Estes serviços deverão ser orçados à parte.
O escopo compreende, portanto, a elaboração de projetos básicos de Coletores Tronco, Interceptores e Emissários por Gravidade. Além disso, a elaboração do projeto básico deverá atender às premissas e conceitos relacionados à metodologia BIM (Building Information Modeling). Para isso, no desenvolvimento do projeto utilizando a metodologia BIM, os modelos digitais devem possuir minimamente nível de detalhamento e de informações adequados para extração dos documentos do projeto e demais usos BIM a que se destinam. Eles devem obedecer ao estabelecido no Plano de Execução BIM elaborado para o trabalho. Além disso, devem seguir as recomendações dos procedimentos empresariais da CONTRATANTE e as normas relativas ao BIM.
Leia também: Termo de referência para elaboração de projeto básico de rede coletora de esgoto