No próximo dia 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água. Para este ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs o tema “Acelerando Mudanças: seja a mudança que você deseja ver no mundo”. O objetivo é convidar a todos a discutir formas de acelerar mudanças para solucionar a crise global da água e saneamento.
Como forma de sensibilização foi adotada a fábula do Beija-flor. Nela, conta-se a história sobre como lidar com crises. Na campanha, a ONU convida as pessoas a repensarem suas atitudes em relação ao uso e consumo de água em casa, na escola, na comunidade, enfim, nas suas vidas, assumindo o compromisso de mudanças nas ações de trato da água.
A Organização almeja que as pessoas do mundo todo cadastrem seus compromissos para serem adicionados à Agenda da Década Internacional da Água, uma resolução da ONU que definiu os anos de 2018 a 2028 para enfatizar que o desenvolvimento sustentável e a gestão integrada dos recursos hídricos são cruciais para alcançar os objetivos sociais, econômicos e ambientais.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) considera de extrema importância as ações para lidar com a crise hídrica de forma sustentável. A entidade incentiva também os Municípios a realizarem a semana da água neste mês de março para debaterem e discutirem estratégias de consumo consciente da água, soluções baseadas na Natureza voltadas a questões hídricas, conservação da Natureza para conservação da água, entre outras temáticas.
Fonte: Agência CNM de Notícias