Fonte: Site Institucional da ABES – 30-9-2024
A diretora da ABES Seção São Paulo, Roseane Garcia, integra a coordenação da CEE 177:004.001 – Gestão de Recursos Hídricos para abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem do Comitê Brasileiro de Saneamento Básico (ABNT/CB-177), que foi responsável pela ABNT NBR 17080:2023 – Plano de Segurança da Água – Princípios e diretrizes para elaboração e implementação. A engenheira, que também é coordenadora das Câmaras Técnicas de Resíduos Sólidos e de Saúde Ambiental da entidade, coordena ao lado do Prof. Dr. José Carlos Mierzwa, professor e pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), a CEE 177:004.001 – Gestão de Recursos Hídricos para abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem.
A ABNT NBR 17080:2023 apresenta os requisitos para elaboração, implementação e avaliação de planos de segurança da água com a finalidade de assegurar o fornecimento de água segura e potável, por meio de um enfoque de avaliação e gestão de risco desde o manancial ou fonte até o ponto de consumo, independentemente do seu porte e das tecnologias de tratamento utilizadas. Adquira o seu exemplar neste link.
Sobre a CEE 177:004.001 – Gestão de Recursos Hídricos para abestecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem.
Normalização no campo de gestão de recursos hídricos para abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem, compreendendo os critérios que promovam a melhoria dos serviços prestados aos usuários; avaliação e monitorização dos riscos incluídos no abastecimento de água, a gestão e o plano de segurança da água na cadeia de abastecimento desde o manancial até a distribuição; águas de reúso e qualidade da água, no que concerne a terminologia, procedimentos, requisitos, métodos de ensaio e generalidades, excluindo-se os limites de aceitabilidade para a qualidade da água.
Para mais informações acesse: https://www.abes-sp.org.br/diretora-da-abes-sp-integra-coordenacao-da-abnt-nbr-170802023-sobre-plano-de-seguranca-da-agua/