O Boletim do Saneamento entende que a adequada elaboração de um Termo de Referência ajuda a reduzir os riscos de que o produto da contratação não atenda às necessidades e expectativas do Contratante, propiciando maior segurança na administração do contrato para todos os envolvidos. Neste sentido, e dando seguimento à série de TR já publicados, apresentamos o Termo de Referência para Elaboração de Projeto Básico de Reservatório em Concreto Armado. Para consultar outros Termos de Referência já publicados acesse https://boletimdosaneamento.com.br/termos-de-referencia/.
O presente Termo de Referência fixa, portanto, as diretrizes que as empresas de Engenharia Consultiva devem atender na condução dos serviços de elaboração de Projetos Básicos de Reservatórios em Concreto Armado. Além disso, garante a padronização e a qualidade técnica desses projetos.
Este Termo de Referência é um orientador para contratação de Projetos Básicos de Reservatórios em Concreto Armado. Além disso, estabelece correspondência direta com as Planilhas de Estimativa de Carga Horária para quatro faixas de volume, apresentadas ao final do presente documento. Ademais, os serviços objeto deste Termo de Referência estão alinhados às premissas e condicionantes apresentadas nas Planilhas de Estimativa de Carga Horária, quais sejam:
Compreende a elaboração de projetos básicos de reservatórios em concreto armado. A elaboração do projeto básico deverá atender as premissas e conceitos relacionados à metodologia BIM (Building Information Modeling). Para o desenvolvimento do projeto utilizando metodologia BIM, os modelos digitais devem possuir minimamente nível de detalhamento e de informações adequados para extração dos documentos do projeto de demais usos BIM a que se destina, devendo obedecer ao estabelecido no Plano de Execução BIM elaborado para o trabalho, de acordo com as recomendações dos procedimentos empresariais da CONTRATANTE e relativos ao BIM.
Leia também: Aegea foi eleita a melhor da categoria “Tratamento de Resíduos e Economia Circular” no prêmio Melhores do ESG 2025