Termo de referência para elaboração de projeto executivo de estação de tratamento de esgotos – lodos ativados – aeração prolongada

Estação de tratamento de esgotos – lodos ativados - aeração prolongada

O Boletim do Saneamento publica nesta edição o Termo de Referência para Elaboração de Projeto Executivo de Estação de Tratamento de Esgoto.

O documento faz parte da série de Termos de Referência publicados para elaboração de projetos executivos de diversas unidades constituintes de Sistemas de Esgotamento Sanitário.

O presente documento, assim como outros Termos de Referência disponíveis no link  https://boletimdosaneamento.com.br/termos-de-referencia/, tem por objetivo auxiliar as contratantes de projetos de saneamento a definir o escopo de suas contratações, refletindo adequadamente suas necessidades.

Os Termos de Referência estabelecem os critérios de projeto, as atividades e os produtos que compõem a elaboração do Projeto. Além disso, estimam a carga horária necessária para seu desenvolvimento, conforme os preceitos da Metodologia BIM. Encaminhe dúvidas ou esclarecimentos técnicos pelo nosso canal: https://boletimdosaneamento.com.br/fale-conosco/.

OBJETIVO

Este Termo de Referência define as diretrizes que as empresas de Engenharia Consultiva devem seguir na elaboração dos Projetos Executivos de Estações de Tratamento de Esgotos. O processo adotado é o de Lodos Ativados, modalidade Aeração Prolongada.

CONTEXTO

Os serviços objeto deste Termo de Referência estão, portanto, em consonância com as premissas e condicionantes adotadas nas Planilhas de Estimativa de Carga Horária. Além disso, as planilhas apresentadas ao final deste documento são as seguintes:

  • Condicionantes: definiram-se o local de implantação, as vazões e as cargas poluidoras que a estação deve atender.
  • Serviços incluídos: contemplam projetos hidromecânicos, implantação, projeto elétrico e de automação, estruturas e fundações, geotecnia, consultorias especializadas de geotecnia e tratamento de água, memoriais descritivos, memoriais de cálculos, pacote técnico, apresentação dos produtos e revisões finais.
  • Serviços não incluídos ou já realizados: compreendem o estudo de concepção (com determinação do processo, vazões e cargas poluidoras), serviços de campo topográficos, geotécnicos e cadastrais, relatórios de estudos ambientais e regularização imobiliária. Estes serviços, portanto, deverão ser orçados à parte.

ESCOPO

Compreende a elaboração de projetos executivos de estações de tratamento de esgoto pelo processo de lodos ativados, modalidade aeração prolongada. A elaboração do projeto executivo deverá atender as premissas e conceitos relacionados à metodologia BIM (Building Information Modeling).


FAÇA SUA PERGUNTA
×