Mato Grosso do Sul realizou, em outubro de 2020, leilão para a PPP (Parceria Público-Privada) da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) para os serviços de esgotamento sanitário de 68 municípios.
A empresa Ambiental MS Pantanal - uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) criada pelo grupo Aegea - foi a vencedora do certame e será responsável pela execução de obras de infraestrutura em esgotamento sanitário, melhorias, manutenção e operação dos sistemas nas 68 cidades do Estado.
O contrato prevê a universalização do sistema de esgoto em até 10 anos e possui estimativa de investimento de R$ 3,8 bilhões, nos 30 anos de contrato, sendo R$ 800 milhões investidos na primeira década de concessão, beneficiando mais de 1,7 milhão de pessoas.
O objetivo da parceria é universalizar o serviço até 2031, sendo que a cobertura deve saltar dos atuais 46% para 70% já em 2022. Durante a gestão da empresa, não haverá aumento de tarifa para o usuário.
As localidades contempladas nesta licitação são: Água Clara, Alcinópolis, Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Caracol, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Corumbá, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Inocência, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranaíba, Paranhos, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sete Quedas, Sidrolândia, Sonora, Tacuru, Taquarussu, Terenos, Três Lagoas e Vicentina, bem como, exclusivamente para os fins deste Edital, o distrito de Nova Esperança.