Nesta segunda-feira (12), Aesbe e Vice-Presidente de Governo da Caixa Econômica Federal se reúnem para discutir créditos no setor de saneamento, em Brasília

Por Michelle Dioum, com supervisão de Rhayana Araújo

Nesta segunda-feira (12), a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) se reuniu com o Vice-Presidente de Governo da Caixa Econômica Federal, Marcelo Bomfim, a fim de discutir créditos para o setor de saneamento nacional. O encontrou contou com a presença de Neuri Freitas, presidente da Aesbe e da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece); Roberto Sérgio Linhares, Vice-Presidente Nordeste I da entidade e presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern); Pedro Cardoso, presidente do Conselho Fiscal da Aesbe e presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb); e Ronny Peterson, Vice-Presidente de Negócios de Atacado, da instituição financeira. A reunião foi realizada em Brasília, na sede da Caixa Econômica Federal.

A reunião discorreu sobre a necessidade do aprimoramento da infraestrutura do saneamento básico em todo o país.  Os representantes analisaram as diversas maneiras pelas quais a concessão de crédito poderia beneficiar o setor, ampliando melhorias significativas na prestação dos serviços. O presidente da Aesbe, Neuri Freitas, salientou a intenção da retomada dos diálogos contínuos, em relação aos temas do setor, por parte da Caixa Econômica Federal.

“Da parte da Caixa Econômica Federal, notou-se uma forte intenção de retomar o diálogo com as companhias estaduais sobre essa questão. Estão comprometidos em buscar celeridade para todo o processo. Manifestaram um desejo de parceria com as companhias estaduais, buscando uma certa reciprocidade em todos esses trâmites que envolvem as companhias estaduais e a Caixa Econômica Federal”, destacou.

Neuri Freitas reforçou a importância da convergência de ações e interesses, debatida no encontro, com o objetivo de gerar maior alinhamento e agilidade no alcance da universalização dos serviços em todo o país. “A reunião foi extremamente produtiva, evidenciando uma convergência de interesses e a disposição de todos em caminhar na mesma direção. Inclusive, esse movimento está em sintonia com as orientações do próprio governo federal, que tem como meta alcançar a universalização e melhorar a infraestrutura do país. Há, inclusive, a previsão de um novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a ser lançado em breve. Em suma, a reunião foi bastante positiva e tem o potencial de gerar resultados promissores para a infraestrutura do país, especialmente para o setor de saneamento e para as companhias estaduais”, pontuou.

Na ocasião, o Vice-Presidente de Governo da Caixa Econômica Federal foi receptivo às propostas apresentadas pela Aesbe que, representando as empresas estaduais de saneamento, tem trabalhado incansavelmente para o desenvolvimento do setor e na busca por soluções efetivas para os atuais desafios. As instituições se comprometeram a dar prosseguimento aos diálogos, de forma a analisar as melhores opções de apoio ao setor por meio de crédito e outras formas de financiamento, estimulando a cooperação entre o setor público e privado, visando a garantia do acesso a serviços de saneamento básico de qualidade em todo o país.

FAÇA SUA PERGUNTA