Reuso de Água como Alternativa para o Sistema Hídrico Brasileiro – Aesabesp 2019

Reuso de Água como Alternativa para o Sistema Hídrico Brasileiro - Aesabesp 2019

A tecnologia do reuso da água surge como um esforço da engenharia ambiental. Buscando, por sua vez, solucionar a utilização mínima de água em um processo produtivo e a máxima proteção ambiental com o menor custo possível. O reuso da água, além de resolver satisfatoriamente o problema de abastecimento, proporciona um ganho econômico com a redução na captação. Assim como na quantidade de elementos químicos para seu tratamento e no lançamento de efluentes.

No cenário mundial de eminente escassez dos recursos hídricos, novas fontes e alternativas de água deverão ser estudadas para atender a demanda por água no futuro. Vários mananciais estão poluídos e deteriorados, devido à falta de controle ou ausência de investimentos em coleta, tratamento e disposição final dos esgotos. Alguns desses mananciais também se encontram afastados dos centros urbanos, havendo uma certa dificuldade em fazer chegar água de boa qualidade e de potabilidade reconhecida, até destino final, prioritariamente ao consumo humano.

Este trabalho, através de pesquisas bibliográficas e eletrônicas, tem como objetivo mostrar as várias modalidades de reuso da água como alternativa de redução desse consumo. Para fins não potáveis, a preservação ambiental, evitando o impacto da irrigação nos recursos hídricos naturais disponíveis e os possíveis impactos legais e sociais decorrentes.

Autores: Isadora Alves Lovo Ismail; Marília Vasconcellos Agnesini; Fernando Afonso Marrengula e Cristina Filomena Pereira Rosa Paschoalato.

FAÇA SUA PERGUNTA