Serviço de esgoto de 16 municípios do Paraná funcionará por meio de PPP; entenda

Segundo Sanepar, Parceria Público-Privada vai durar 24 anos. Presidente da companhia diz que concessão ajudará a atingir meta de esgotamento sanitário no estado. Edital de seleção fica aberto até 10 de julho.

 

segunda-feira, 24 de abril de 2023 

G1.Globo    | Paraná 

Sinaenco

 

O serviço de esgotamento sanitário de 16 municípios do Paraná saíra da responsabilidade exclusiva da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e passará a funcionar por meio de Parceria Público-Privada (PPP). Veja lista de cidades abaixo.

Conforme a Sanepar, o edital para a seleção da empresa responsável fica aberto até 10 de julho.

Neste modelo de concessão, o órgão público continua vinculado ao serviço, mas é a empresa contratada que arca com a maior parte da gestão do trabalho a ser desenvolvido, conforme explicação do Guia Prático de PPPs, do Radar PPP.



Funcionamento


De acordo com a Sanepar, a PPP terá duração de 24 anos.

O objetivo da concessão, segundo o diretor-presidente da Sanepar Claudio Stabile, é dar agilidade na expansão do esgotamento sanitário do Paraná.

Até 2033, a meta da Sanepar é atingir 90% de esgotamento sanitário. Atualmente, segundo o Governo do Estado, o serviço de coleta e tratamento de esgoto atende cerca de 78% da população urbana.

A companhia não informou quando a empresa selecionada começará a atuar nos 16 municípios, nem detalhou se expandirá o modelo para outras cidades.

Veja os municípios em que o serviço de esgoto será executado por PPP:

Adrianópolis (e distritos Capelinha, Villa Motta e Sete Barras); Almirante Tamandaré; Bocaiúva do Sul (e distrito Barra do Capivari); Campo do Tenente (e distritos Espírito Santo e Lajeado); Campo Largo (e distrito Bateias); Cerro Azul; Contenda (e distrito Catanduvas); Fazenda Rio Grande; Guaratuba; Mandirituba (e distritos Areia Branca dos Assis e Espigão das Antas); Morretes (e distritos Sambaqui, Porto de Cima e São João) ; Piên (e distritos Campina dos Maias, Gramados e Trigolândia); Quitandinha; Rio Branco do Sul; Rio Negro (e distrito Lageado dos Vieiras); Tijucas do Sul (e distritos Lagoinha, Tabatinga e Campo Alto).



Definição do modelo


De acordo com a Sanepar, a adoção do modelo de PPP foi definida em 2022. Houve consulta pública para que a população pudesse contribuir com a formulação do edital.

Em janeiro de 2023, a diretoria da Sanepar apresentou detalhes da PPP aos prefeitos dos municípios que estão na área de abrangência da parceria.

FAÇA SUA PERGUNTA