Afinal, o que são soluções baseadas na Natureza (SbN)?

Afinal, o que são soluções baseadas na Natureza (SbN)

Soluções Baseadas na Natureza (SbN) definem-se como um conceito constituído por medidas inspiradas, apoiadas ou copiadas da natureza e que visam atender simultaneamente objetivos ambientais, sociais e econômicos. É um termo guarda-chuva, criado pela União Europeia, que contempla soluções de engenharia, que mimetizam os processos naturais.

A ideia geral é substituir as intervenções humanas poluidoras ou ecologicamente agressivas por práticas sustentáveis, inspiradas em ecossistemas saudáveis e que sirvam para enfrentar desafios urgentes

Também é descrito pela International Union for Conservation of Nature (IUCN), traduzindo, União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), como sendo ações que têm por finalidade “proteger, gerenciar de maneira sustentável e recuperar ecossistemas naturais ou modificados. Abordam de forma eficaz e adaptativa os desafios da sociedade, promovendo o bem-estar humano e os benefícios da biodiversidade.” (UICN, 2016)

Sendo bastante abrangente, contempla terminologias afins, como Infraestrutura Verde ou Natural, Adaptação baseada em Ecossistemas (AbE) e Contribuição da Natureza para as Pessoas (CNP), sendo cada vez mais difundido no Brasil e no mundo.

Trata-se de uma definição ampla de bioengenharia, que contempla ampla variedade de abordagens relacionadas aos ecossistemas e busca dar subsídios para questões e desafios socioambientais.

Um ótimo exemplo são as ações de proteção, recuperação ou manejo de ecossistemas que reduzem os custos com o tratamento de água, minimizam os impactos das enchentes e das secas, e proporcionam, simultaneamente, bem-estar humano e benefícios à biodiversidade.

Fonte: Site Institucional da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística – SEMIL

Para saber mais acesse: Portal de Educação Ambiental (infraestruturameioambiente.sp.gov.br)


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: AUSÊNCIA DE SANEAMENTO BÁSICO: UMA VIOLÊNCIA CONTRA AS CRIANÇAS NO BRASIL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: UM OLHAR PARA A RECICLAGEM

 

FAÇA SUA PERGUNTA