Desafios dos serviços de saneamento
Em artigo publicado no site Exame.com, Leandro Marin, o vice-presidente Regional Sul do Grupo Aegea, defende que não há soluções padronizadas que possam resolver problemas diversos no serviço de saneamento no Brasil, e que é indispensável compreender que cada cidade carrega particularidades que precisam ser respeitadas.
Marin também afirma que “a evolução do acesso à água e esgoto no Brasil depende, em última instância, da articulação entre conhecimento técnico. Assim como da capacidade de investimento e compromisso com a realidade dos territórios”. Mas que isso exige soluções sob medida e visão de longo prazo, além de disposição para enfrentar os desafios com pragmatismo e inovação.
Por fim, ele avalia que a transição da administração pública para a privada, que vem ocorrendo em diversos estados, tem possibilitado ganhos expressivos em capacidade de investimento e modernização dos processos. E que a desburocratização e o uso mais estratégico e estruturante dos recursos têm acelerado o andamento das obras, garantindo resultados em menor tempo.
Para conferir o artigo na integra, clique aqui.
Fonte: Exame.