Termo de referência para elaboração de projeto básico de estação de tratamento de água – sistema convencional

Reúso de Água O Presente e o Futuro do Saneamento com Ana Silvia Santos (2)

Nesta edição do Boletim do Saneamento apresentamos o Termo de Referência para Elaboração de Projeto Básico de Estações de Tratamento de Água.

O documento objetiva auxiliar as contratantes de projetos de saneamento na contratação de Projetos Básicos de Estações de Tratamento de Água, refletindo adequadamente suas necessidades. O Termo de Referência engloba as Atividades e Produtos a serem desenvolvidos na elaboração do Projeto, bem como uma estimativa da carga horária necessária ao seu desenvolvimento, atendendo aos preceitos da Metodologia BIM. Para consultar outros Termos de Referência já publicados acesse https://boletimdosaneamento.com.br/termos-de-referencia/

OBJETIVO

Este Termo de Referência fixa as diretrizes que as empresas de Engenharia Consultiva devem seguir na condução dos serviços de elaboração de Projetos Básicos de Estações de Tratamento de Água, sistema convencional. Ademais, define parâmetros para garantir a qualidade e a conformidade técnica desses projetos.

CONTEXTO

Este Termo de Referência é um orientador para contratação de Projeto Básico de Estação de Tratamento de Água, sistema convencional. Além disso, guarda correspondência direta com as Planilhas de Estimativa de Carga Horária, para três faixas de vazão, apresentadas ao final do presente documento.

Os serviços objeto deste Termo de Referência estão em consonância com as premissas e condicionantes apresentadas nas Planilhas de Estimativa de Carga Horária, quais sejam:

  • condicionantes: Já definidos: local de implantação e vazões de contribuição a serem atendidas.
  • serviços incluidos: projetos hidromecânicos, implantação, projeto elétrico e de automação, estruturas e fundações, geotecnia, consultorias especializadas de geotecnia e tratamento de água, memoriais descritivos, memoriais de cálculos, pacote técnico, apresentação dos produtos e revisões finais.
  • serviços não incluidos ou já realizados: estudo de concepção e/ou anteprojeto (com determinação do processo de tratamento e vazões), serviços de campo topográficos, geotécnicos e cadastrais, relatórios de estudos ambientais e regularização imobiliária. As empresas devem orçar esses serviços separadamente.

ESCOPO

Compreende a elaboração de projetos básicos de estações de tratamento de água pelo sistema convencional de tratamento. A elaboração do projeto básico deverá atender as premissas e conceitos relacionados à metodologia BIM (Building Information Modeling).

Portanto, para o desenvolvimento do projeto utilizando metodologia BIM, os modelos digitais devem possuir minimamente nível de detalhamento e de informações adequados para extração dos documentos do projeto de demais usos BIM a que se destina, devendo obedecer ao estabelecido no Plano de Execução BIM elaborado para o trabalho, de acordo com as recomendações dos procedimentos empresariais da CONTRATANTE e relativos ao BIM.

Leia também: Termo de referência para elaboração de projeto básico de rede de distribuição

FAÇA SUA PERGUNTA
×