Foto/Crédito: Renan Alcantara/Embrapa
Ganhou força na Câmara dos Deputados a instituição de uma política de incentivo à instalação de sistemas descentralizados de tratamento de esgoto nas áreas rurais. A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da casa aprovou proposta dessa pauta, que tem o objetivo de estimular o tratamento ambientalmente adequado de dejetos humanos nas propriedades rurais.
Os sistemas descentralizados usam tecnologia aplicada no tratamento do esgoto do vaso sanitário (água com urina e fezes humanas), em locais onde a rede coletora não é viável econômica e tecnicamente.
Uma dessas tecnologias previstas na proposta é o uso de fossa séptica biodigestor, que trata o esgoto e produz um efluente, que pode ser utilizado no solo como fertilizante.
O texto aprovado é um substitutivo, que inclui novas formas de tratamento de esgoto, as quais podem ser aplicadas em áreas rurais como jardim filtrante, tanque séptico, filtros anaeróbicos, sumidouros e vala de infiltração. A proposta original previa apenas o incentivo à instalação de fossa séptica biodigestor.
Fonte: Agência Câmara