Saneamento e Marco Legal
Artigos Técnicos
Reúso
Reúso – Principais Conceitos
A presente Nota procura definir os principais conceitos utilizados no Reúso de água visando contribuir para a difusão e discussão desta valiosa ferramenta de gestão e planejamento do uso dos recursos hídricos.
Coletânea de Notas Técnicas 3: Reúso não potável de água - Aspectos legais, aproveitamento urbano e agrícola, e tecnologias emergentes para produção de água para reúso - ESA_Vol 2 - Número 3 – 2022 - Julho/Setembro
Nesta Coletânea de Notas Técnicas (NT), a primeira da coletânea “Reúso não potável de água: Aspectos legais, aproveitamento urbano e agrícola, e tecnologias emergentes para produção de água para reuso”, são apresentados os tópicos de interesse relacionados aos aspectos legais, uso agrícola, água cinza tratada em wetlands construídos, lagoas de alta taxa, lodo granular aeróbio, membranas dinâmicas pós-reator UASB e sistemas com meio suporte baseado em espuma de poliuretano pós-reator UASB. Com as informações contidas nessa coletânea de NTs, espera-se contribuir para divulgar conhecimentos consolidados por especialistas e prestadores de serviços de saneamento, bem como a produção técnico‑cientifica aplicada ao tema do tratamento de esgoto e reúso de águas.
El reúso de água residual tratada en América Latina y el Caribe: 10 estudios de caso
A presente nota técnica pretende analisar 10 casos significativos na América Latina e Caribe a fim de extrair lições aprendidas que possam servir de referência para os distintos atores que estejam explorando a oportunidade da reutilização de efluentes tratados da região. Como critérios para a seleção de casos de estudo observou-se não só a cobertura geográfica da região, como também os diferentes tipos de reúso de água tratada, vazões e usuários finais, a fim de mostrar a viabilidade deste tipo de iniciativas, apesar da existência de diferentes condições para sua implementação. Autores: Maria Eugenia de la Peña, Christian Larrea, Keisuke Sasaki e David Smith_2022.
Estudo do reúso de efluente de uma estação convencional de tratamento de efluentes no Rio Grande do Sul
A escassez de água tem se tornado mais evidente a cada dia, sendo necessário a utilização de técnicas que economizem e/ou reutilizem água e efluentes. O reuso de efluentes é uma forma alternativa do uso de água para fins não potáveis, podendo ser realizado em residências, indústrias e locais públicos. O reuso pode ser utilizado em lavagens de calçadas, automóveis, processos industriais, fontes públicas de água para fins estéticos, descargas em vasos sanitários entre outros. Porém a falta de legislação para o reuso torna a prática difícil de ser executada. Este trabalho tem como objetivo avaliar o efluente de uma ETE para reuso, levando em consideração o reuso em residências, áreas restritas e áreas sem restrição conforme as normas brasileiras. Autores: Glória, Frederico Campos Velho; Martins Júnior, Antonio Carlos de Oliveira; Tavares, Lígia Conceição; Silva, Maria Cristina de Almeida.
Tratamento de esgoto na zona rural visando ao reúso agrícola no semiárido brasileiro. - Revista DAE - São Paulo v. 69 – 2021
O objetivo do trabalho foi propor e avaliar um sistema de tratamento de esgoto e de reúso agrícola aplicado em área rural, que permitisse contribuir com a melhoria das condições de esgotamento sanitário e incrementar a disponibilidade de água para uso na irrigação. O sistema de tratamento foi operado em escala unifamiliar, sendo composto de caixa de gordura, tanque de equalização, reator UASB e lagoas de polimento. O efluente tratado era encaminhado ao sistema de reúso, constituído por reservatório, motobomba e sistema de irrigação localizada, fertirrigando uma cultura do caju. Autores: Mateus Cunha Mayer; Salomão de Sousa Medeiros; Mariana Medeiros Batista; Rodrigo Andrade Barbosa; George Rodrigues Lambais; Silvânia Lucas dos Santos e Adrianus van Haandel.
Reuso de Água como Alternativa para o Sistema Hídrico Brasileiro - Aesabesp 2019
No cenário mundial de eminente escassez dos recursos hídricos, novas fontes e alternativas de água deverão ser estudadas para atender a demanda por água no futuro. A tecnologia do reuso da água surge como um esforço da engenharia ambiental buscando solucionar a utilização mínima de água em um processo produtivo e a máxima proteção ambiental com o menor custo possível. Este trabalho, através de pesquisas bibliográficas e eletrônicas, tem como objetivo mostrar as várias modalidades de reuso da água como alternativa de redução desse consumo, para fins não potáveis, a preservação ambiental, evitando o impacto da irrigação nos recursos hídricos naturais disponíveis e os possíveis impactos legais e sociais decorrentes. Autores: Isadora Alves Lovo Ismail; Marília Vasconcellos Agnesini; Fernando Afonso Marrengula e Cristina Filomena Pereira Rosa Paschoalato.
Avaliação legal e prática da aplicação de águas residuárias tratadas no solo no contexto do reúso de água no Brasil – Revista DAE nº 241 – 2023.
O reúso de água é considerado uma importante ferramenta de gestão hídrica. No entanto, apenas 4,9% da água utilizada no Brasil é reutilizada, a maior parte em atividades com risco de lançamento das águas residuárias tratadas (ART) no solo. Neste artigo foi feita uma análise de 6 legislações brasileiras regulamentadoras do uso de ART que apresentam valores para os padrões de reúso, assim como suas exigências para o monitoramento dos impactos no solo. Também foram analisados estudos de dispersão de poluentes no solo. Concluiu- se que, apesar de haver um avanço nas normas de reúso no país, é necessária a sua ampliação a fim de promover a disseminação dessa prática. Autores: Clara Bandeira de Carvalho; Suetônio Mota; Ana Sílvia Pereira Santos e André Bezerra Dos Santos.
Saúde Pública e Inovações Tecnológicas para Abastecimento Público – 2019
O presente estudo busca evidenciar a necessidade de melhorar as ações de tratamento de água e esgotos realizadas atualmente no país, em função dos riscos associados à saúde pública. Busca-se também analisar o reúso potável direto e como esta prática pode ser uma solução para promover uma água de qualidade e suprir a demanda de grandes centros urbanos em situação de escassez hídrica. Autores: Nathalie Cruz e José Carlos Mierzwa.