O primeiro da série é o Termo de Referência para Elaboração de Projeto Básico de Rede Coletora. Espera-se com essa iniciativa auxiliar as contratantes a definirem de maneira mais assertiva os contornos de escopo de um projeto de rede coletora de esgoto. Dúvidas ou esclarecimentos técnicos podem ser encaminhados ao nosso canal: https://boletimdosaneamento.com.br/fale-conosco/.
Para acessar outros Termos de Referência já postados no Boletim do Saneamento clique aqui: https://boletimdosaneamento.com.br/termos-de-referencia/
Além disso, as empresas de Engenharia Consultiva devem, portanto, seguir cuidadosamente as diretrizes estabelecidas neste Termo de Referência. Ao elaborar o Projeto Básico de Rede Coletora de Esgoto.
Este Termo de Referência é um orientador para contratação de Projeto Básico de Rede Coletora de Esgoto e guarda correspondência direta com a Planilha de Estimativa de Carga Horária apresentada ao final do presente documento. Os serviços objeto deste Termo de Referência estão em consonância com as premissas e condicionantes apresentadas na Planilhas de Estimativa de Carga Horária, quais sejam: Condicionantes: Projeto de redes coletoras com extensão de até 50 km, complexidade média, trechos contínuos ou próximos, na mesma região Serviços incluídos: elaboração de projeto básico completo, inspeções de campo, elaboração de desenhos em planta e perfil e pacote técnico Serviços não incluídos ou já executados: projeto conceitual (com realização de estudos demográficos, vazões de esgotos e bacias de esgotamento), serviços de campo topográficos, cadastrais e geotécnicos, relatórios de estudos ambientais, regularização imobiliária, estações elevatórias de rede, projetos de travessias por MND. As empresas devem orçar esses serviços separadamente.
Compreende, portanto, a elaboração de projetos básicos de redes coletoras de esgotos. Além do mais, a elaboração do projeto básico deverá atender às premissas e conceitos relacionados à metodologia BIM (Building Information Modeling).
Para o desenvolvimento do projeto utilizando metodologia BIM, os modelos digitais devem possuir minimamente nível de detalhamento e de informações adequados para extração dos documentos do projeto de demais usos BIM a que se destina, devendo obedecer ao estabelecido no Plano de Execução BIM elaborado para o trabalho, de acordo com as recomendações dos procedimentos empresariais da CONTRATANTE e relativos ao BIM.